Sabemos que a saudade é um sentimento muito comum para todos os estudantes e emigrantes, tanto no Reino Unido como em qualquer parte do mundo. Foi a pensar nisso que escolhemos divulgar um dos principais sítios no UK onde a cultura portuguesa marca presença.

É no bairro de Lambeth no sul de Londres que a zona de Stockwell é conhecida como Little Portugal, onde reina o espírito de comunidade. É nesta zona que vivem mais de 40 mil portugueses, muitos deles criaram o seu próprio negócio nas mais diversas áreas. Creches, bancos, lojas de conveniência e bijuteria são alguns exemplos. Mas confessamos, uma boa maneira de matar a saudade de Portugal é sem dúvida através dos sabores. Aqui encontram inúmeros restaurantes, mercearias e pastelarias onde podem voltar a saborear pratos típicos da nossa gastronomia. Há iguarias de norte a sul, desde a francesinha no Porto Restaurant ao pastel de nata no Madeira London. Vão ver que vão encontrar “em cada esquina um amigo” 🙂 

Stockwell London saudade Portugal     Pastel de Nata no Madeira London     Porto Restaurant in Stockwell London

Mas Little Portugal de pequeno não tem nada, porque há muito mais para além dos restaurantes. A presença portuguesa é realmente significante, de tal forma que até na biblioteca local, Tate South Lambeth Library, constam mais de 1000 obras de autores portugueses. Foi também, através de um grupo de voluntários da biblioteca, que surgiu o Portuguese Street Market, um mercado mensal que promove produtos nacionais de várias regiões.

No entanto, as virtudes de Little Portugal não ficam por aqui! Este bairro deu origem a um documentário com o mesmo nome, produzido por jovens portugueses que vivem no UK. O documentário tornou-se uma plataforma onde vários portugueses aceitaram partilhar a sua experiência de viver em Inglaterra. Fiquem a conhecer as suas histórias aqui. Certamente vão identificar-se com alguns dos testemunhos e sentir que não estão sozinhos nesta aventura! 😉 Não se esqueçam: “home is where your heart is”.